Para o topo
Buscar

Alunos de 5ª série criam desenhos para a campanha nacional Todos contra a Hanseníase

Publicação: 25/08/2023
Alunos de 5ª série criam desenhos para a campanha nacional Todos contra a Hanseníase

42 alunos de quinta série da Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo em Cuiabá criaram desenhos para a Campanha Nacional Todos contra a Hanseníase, da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). Eles tiveram aulas especiais sobre o tema ministradas pelos parceiros – a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT) e médicos hansenologistas. Os trabalhos serão expostos no 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia em Cuiabá, de 17 a 23 de setembro, no Hotel Deville. 

Os estudantes participam do Projeto Integracional, uma ação realizada pela ESP-MT junto à escola Hermelinda de Figueiredo. O projeto visa a promover atividades educativas e lúdicas de integração entre o universo dos jovens com o mundo dos experientes pais e avós e é um trabalho voluntário experimental.

“A campanha Todos contra a Hanseníase é uma ação criativa da nossa sociedade médica que dialoga diretamente com a população – isso tem permitido levarmos um discurso educativo a adultos e crianças em todo o país para que possamos um dia chegar ao nosso objetivo que é controlar a hanseníase. Para isso, além das políticas públicas de enfrentamento à doença, é fundamental que a sociedade toda saiba que a hanseníase é endêmica no Brasil, que é curável e que precisamos vencer este problema. Um dos maiores méritos da campanha é que ela é feita com parceiros e que ela contribui substancialmente para atacar o preconceito que recai sobre os pacientes e seus familiares”, analisa o médico Marco Andrey Cipriani Frade, presidente da SBH.

A diretoria da SBH entregará 53 certificados de “Parceiro da Campanha Todos contra a Hanseníase” a todos os alunos, professores e técnicos que participaram da ação em Cuiabá. Eles serão recebidos no congresso da SBH pelo presidente da entidade. O congresso reunirá 63 palestrantes brasileiros e estrangeiros, para 118 horas de palestras e debates.

A campanha acontece durante todo o ano em todo o país, com parceiros em cada localidade, mas tem ênfase no primeiro mês do ano, o Janeiro Roxo, dedicado a ações de alerta sobre a hanseníase. Todos contra a Hanseníase é parceira do Neglected Tropical Diseases (NTD World Day) ou Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, uma ação global educativa promovida no mês de janeiro.

A hanseníase coloca o Brasil em 1º lugar no ranking mundial em taxa de detecção (o país é o que mais diagnostica novos casos da doença a cada 10 mil habitantes) e em 2º lugar em números absolutos de casos, atrás da Índia. O Brasil também diagnostica mais de 90% dos casos de hanseníase nas Américas. O 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia reunirá médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, pesquisadores, secretários e gestores de Saúde, estudantes, professores, advogados, historiadores, agentes comunitários de saúde, ongs etc.

VOLTAR
Compartilhe:

Provas e Resultados

Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.

Editais e Comunicados

Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.

Nossas Campanhas

Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.

Em destaque na SBH

 

Vídeo da campanha
Veja os benefícios
Campanha Todos Contra a Hanseníase
Secretaria e correspondências

Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP - CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com

© Copyright 2023 - SBHansenologia. Todos os direitos reservados. Política de privacidade