Campanha educativa de Francisco Morato é apresentada no Simpósio de Hansenologia
O município de Francisco Morato conta hoje com apenas seis pacientes de hanseníase em tratamento. Mas a cidade é considerada prioritária para o Ministério da Saúde por conta de uma prevalência alta de casos de tracoma ocorrida em 2000 e já controlada. Por isso, a chamada “Campanha dos 3 bichos” em Francisco Morato foi tema de palestra no 8° Simpósio Brasileiro de Hansenologia, realizado de 30/10 a 2/11 em São Paulo, pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).
Em 2012, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíases (ou Campanha dos 3 bichos), com adesão voluntária dos municípios. Francisco Morato aderiu.
A edição 2015 da campanha foi realizada em 33 escolas públicas de Francisco Morato, atingindo 13.865 alunos de 5 a 14 anos de idade, segundo o enfermeiro Ederson Lopes da Silva Novo, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Francisco Morato.
Um dos grandes desafios do município é vencer a alta taxa de analfabetismo da população. Nas campanhas educativas, os alunos da rede pública levam às suas famílias uma ficha de autoexame onde apontam no desenho de uma figura humana locais do corpo que têm manchas suspeitas. Em 2012, 453 fichas foram devolvidas devidamente preenchidas e em 2015 esse número subiu para 12.934 fichas. Segundo Ederson, para aumentar a adesão das famílias à campanha, foi necessário um trabalho forte de mobilização das escolas, treinamento de diretores, professores, agentes comunitários e demais profissionais ligados à atenção básica. As escolas promoveram atividades lúdicas e estudos em classe sobre hanseníase e os alunos desenvolveram trabalhos falando sobre sinais da doença, sintomas, transmissão e combate à hanseníase.
Francisco Morato é uma cidade dormitório com 174 mil habitantes, muitas ocupações irregulares, com aglomerados habitacionais, problemas de coleta e tratamento de esgoto e, dos 645 municípios paulistas, ocupa o 565° lugar em qualidade de vida.
Consideradas exitosas, as campanhas educativas de Francisco Morato serão apresentadas para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde no dia 1° de dezembro.
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com