O lançamento acontecerá durante o 9° Simpósio Brasileiro de Hansenologia
A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) vai lançar a campanha nacional #TodosContraaHanseníase, no próximo dia 28 (segunda), em São Luís do Maranhão, durante o 9° Simpósio Brasileiro de Hansenologia. A campanha educativa tem o objetivo de alertar a sociedade para o alto número de casos de hanseníase no Brasil. O lançamento acontecerá a partir das 18h, no Centro Pedagógico Paulo Freire - Universidade Federal do Maranhão/Cidade Universitária, e vai compor a cerimônia de abertura do simpósio.
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia. Em 2014, o Brasil foi responsável por 90,8% dos casos de hanseníase nas Américas e diagnosticou mais de 31 mil casos novos; ou seja, quase o mesmo número de casos de HIV/AIDS diagnosticados no mesmo ano no país.
Hanseníase tem cura e tratamento gratuito no Brasil, mas é uma doença transmissível e de difícil diagnóstico, especialmente em seu estágio inicial – o doente deixa de transmitir hanseníase quando começa o tratamento. Como o bacilo fica incubado por vários anos, o protocolo médico exige avaliação de todos os comunicantes (amigos, familiares) de cada paciente diagnosticado com a doença.
Campanha
A campanha #TodosContraaHanseníase é dirigida à comunidade em geral – adultos e crianças – e trabalha o tema hanseníase em escolas, empresas, ONGs, clubes de serviço, sindicatos etc. “O objetivo é que o tema volte às salas de aula, pois hanseníase é uma doença esquecida que cresce silenciosamente”, alerta o presidente da SBH, professor Marco Andrey Cipriani Frade.
A campanha ganhou um mascote (Profi), que já está visitando escolas, e uma página no Facebook (www.facebook.com/todoscontraahanseniase), que disponibiliza cartões educativos para serem compartilhados. “Queremos que as pessoas sejam colaboradores virtuais, pois a facilidade de acesso às redes sociais e a familiaridade de vários públicos de interesse com elas são trunfos importantes para a campanha”, explica Marco Andrey. Além disso, a campanha tem cartilha educativa (para escolas), folders/folhetos (para empresas/CIPAs, distribuições pontuais em eventos), certificado (para empresas/entidades/pessoas físicas que queiram aderir à campanha), banner (para sites e Facebook), vídeo (para exibição em aulas, TVs, sites) e spot (áudio para rádio). E todas as artes podem ter a logomarca de parceiros e apoiadores.
A doença
A doença pode se manifestar com manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele. Essas áreas perdem a sensibilidade: o paciente não sente dor, frio, calor ou mesmo um toque porque tem os nervos afetados. E o doente também pode perder força para segurar objetos. A hanseníase é conhecida como “doença negligenciada”, pois foi esquecida, raramente é discutida nas escolas e pelas famílias e isso colabora para aumentar o número dos doentes em todo o Brasil. Muitos deles nem sabem que estão doentes, pois é uma doença de difícil diagnóstico, principalmente nas formas mais iniciais. “Por isso, é fundamental que as pessoas estejam sempre atentas, prestando atenção na pele, avaliando sua sensibilidade e a presença de manchas”, alerta o médico Marco Andrey.
Agenda
Lançamento da campanha #TodosContraaHanseníase
Data: 28/11/2016 (segunda)
Horário: A partir das 18h
Local: Centro Pedagógico Paulo Freire - Universidade Federal do Maranhão/Cidade Universitária – São Luís do Maranhão
Endereço: Av. dos Portugueses 1966, Baganga
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com