José Augusto da Silva Lima tem 52 anos, seis filhos, está casado pela terceira vez e dedica-se a fazer calçados para pessoas com diagnóstico de hanseníase e a orientar grupos de pacientes e ex-pacientes sobre medidas de autocuidados. Ele vive em João Pessoa-PB e há 10 anos enfrentou a doença.
Depois de passar por vários médicos e receber diagnósticos equivocados para a dormência em um dos dedos da mão direita, Lima descobriu que estava acometido pela hanseníase. Ele passou três anos buscando um diagnóstico para o problema que sofria. “Foi um desabamento da vida”, lembra. A primeira reação da família foi a de separar objetos pessoais e de uso comum. Depois, com informações corretas sobre a doença, ele foi acolhido. O seu tratamento durou seis meses e lhe rendeu sequelas motoras nas mãos.
Nos grupos de autocuidados, Lima ensina pacientes e ex-pacientes a conquistar autonomia e recuperar a autoestima realizando atividades triviais, como escrever o próprio nome, alimentar-se e escovar os dentes. Para isso, adapta materiais que engrossam o lápis, o cabo do garfo e a haste da escova de dentes, por exemplo. “Dá mais segurança para segurar e manusear o objeto para aqueles que têm problemas motores nas mãos”, explica.
Na sapataria instalada no Hospital Clementino Fraga, referência no tratamento da doença em João Pessoa, Lima confecciona calçados especiais que devem ser usados para proteger os pés de pacientes e ex-pacientes. A produção mensal é de cerca de 50 pares. Segundo ele, o volume precisaria dobrar para atender toda a demanda.
Os projetos nos quais trabalha são mantidos pela Netherlands Hanseniasis Relief – Brasil (NHR Brasil), representante brasileira da Netherlands Leprosy Relief (NLR), organização não-governamental (ONG) holandesa que trabalha no combate à hanseníase em 14 países ao redor do mundo.
Lima participa do 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), que acontece até segunda-feira no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo-SP.
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com