Em uma das sessões de dezembro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o deputado estadual Welson Gasparini apresentou a iniciativa da Sociedade Brasileira de Hansenologia em enviar, para todo o Brasil, uma carta alertando e convidando empresas, veículos de comunicação e jornalistas a aderirem à campanha “Janeiro Roxo”. Veja o discurso do parlamentar na íntegra:
"Exmo Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados: a Sociedade Brasileira de Hansenologia está enviando, em todo o Brasil, uma carta alertando e convidando empresas, veículos de comunicação e jornalistas a aderirem à campanha “Janeiro Roxo” , mês dedicado à conscientização sobre essa doença.
Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a hanseníase. A hanseníase, vamos explicar... antigamente, o nome dessa doença era lepra mas, por motivo muito justo, foi mudado porque criava até certo preconceito quando uma pessoa dizia “estar com lepra” ou “leprosa”. A hanseníase - isto é importante entendermos - a antiga lepra, coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia.
A Sociedade Brasileira de Hansenologia pediu a colaboração desta Assembleia Legislativa e eu me comprometi com a entidade usar desta tribuna e todas as possibilidades junto com os companheiros para ser porta-voz da atuação da Sociedade Brasileira de Hansenologia, ora pedindo um esforço nacional dos formadores de opinião e veículos de comunicação para divulgarem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo em seus canais de comunicação.
A Sociedade Brasileira de Hansenologia é uma entidade médica, completando 70 anos no próximo 2018, responsável pela certificação dos médicos hansenologistas do País e pelo lançamento, em 2016, da campanha nacional “Todos Contra a Hanseníase”, envolvendo cartilha educativa, spots de rádio e vídeo já implantados em vários municípios brasileiros.
Ela disponibiliza, eletronicamente, a cartilha educativa e o vídeo para serem exibidos em reuniões, palestras, semanas internas de prevenção de acidentes, de aulas etc. As empresas ou veículos de comunicação que quiserem disponibilizar a cartilha em seus sites e redes sociais podem personalizá-la com logomarca na capa. A mascote da campanha, chamada de “Profi”, pode participar de ações educativas. A Sociedade Brasileira de Hansenologia disponibiliza seu departamento de marketing para auxiliar na viabilização de ações educativas para a campanha “Janeiro Roxo 2018”.
A hanseníase, vale lembrar, é uma doença transmitida por um bacilo. O tratamento é gratuito em todo o Brasil e dura de seis meses a um ano. Esperamos que, principalmente, os grupos de comunicação dêem um amparo maior a esta campanha da Sociedade Brasileira de Hansenologia. Eu gostaria de aproveitar os instantes finais do momento que estou aqui na tribuna no Pequeno Expediente para reiterar um apelo a todos os colegas aqui da Assembleia Legislativa de São Paulo: não importa o partido, importa é ser gente do bem, querendo o progresso no nosso País. Nós estamos vivendo uma das piores crises de todo o passado de nosso País. Agora, nós não sentimos a união daquelas pessoas de boa vontade que querem mudar a situação. São mais de 13 milhões de brasileiros, dos quais muitos estão passando fome, batendo às portas das empresas e não conseguindo uma vaga para trabalhar, que é o mínimo direito de uma pessoa: o de ganhar, com o trabalho, o seu sustento e o da sua família.
Como dizia Luther King: “onde estão os justos?”. Onde estão os bons, que só ficam falando mal, uns dos outros, criticando os defeitos dos concorrentes e dos adversários? Vamos dar as mãos, uns aos outros, e discutir com bastante profundidade quais são os rumos que o Brasil pode tomar para termos justiça, desenvolvimento e paz.
Faço ainda um apelo ao povo em geral: vamos reagir! No próximo ano, há eleições. Escolha nomes que tenham quatro qualidades fundamentais: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Se escolhermos representantes para o Congresso Nacional e para as Assembleias Legislativas que tenham esses valores de vida, certamente, a nova classe política a ser eleita dará caminhos justos para o nosso país. Tenho a certeza de que há muita gente boa que vai se dispor a ingressar na política, dando novos rumos à administração pública do nosso país.
Sr. Presidente: solicito que cópias do meu pronunciamento sobre a hanseníase e sobre a campanha a ser desenvolvida no mês de janeiro sejam enviadas ao governador Geraldo Alckmin, que é médico, e ao secretário da Saúde David Uip, para o governo do Governo do Estado entrar efetivamente nessa campanha, para combater a antiga lepra, agora conhecida como hanseníase. A Saúde agradecerá a atenção do nosso governo".
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com