Para o topo
Buscar

Exame para certificação de médicos hansenologistas será em Cuiabá

Publicação: 08/08/2023
Exame para certificação de médicos hansenologistas será em Cuiabá

A SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia lançou o edital do exame para certificação de médicos hansenologistas. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto e podem participar médicos especialistas das áreas de Dermatologia, Clínica Médica, Infectologia, Neurologia, Medicina de Família e Comunidade ou Medicina Preventiva e Social.

O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase no mundo – ficando atrás somente da Índia em número de casos – e uma das estratégias para controlar a doença é aumentar o quadro de hansenologista atuantes no país. O país tem uma endemia oculta da doença e, para quebrar a cadeia de transmissão do bacilo causador da hanseníase, é preciso diagnosticar os casos o mais precocemente possível, avaliar seus comunicantes (pessoas que se relacionam com os pacientes) e encaminhá-los para tratamento.  

“O controle da hanseníase no país depende do aumento dos diagnósticos por alguns anos. A tendência é uma diminuição dos novos casos depois de um período de aumento, pois em tratamento, o paciente deixa de transmitir o bacilo a seus comunicantes e então é possível controlar a endemia que atinge o Brasil há muitos anos”, explica o presidente da SBH, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e hansenologista pela SBH, Marco Andrey Cipriani Frade.

Hanseníase

A hanseníase é provocada pela ação do bacilo de Hansen nos nervos e na pele. O paciente pode ter diminuição ou perder a sensibilidade para dor, frio, calor e mesmo a um toque. A doença pode provocar dores pelo corpo e comprometer a visão, por exemplo. Uma das consequências é a mão em garra – a pessoa apresenta dedos deformados com movimentos comprometidos. 

O Brasil ainda diagnostica tardiamente a hanseníase, quando o paciente já apresenta sequelas. A doença tem cura e o tratamento é gratuito – quando inicia o uso dos medicamentos, o paciente deixa de transmitir o bacilo. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de minimizar ou reverter as sequelas.

Exame será anual
Com o aumento da complexidade dos casos de hanseníase atualmente e dificuldades diagnósticas, nota-se o aumento do interesse em se aprimorar por parte dos médicos de saúde da família e infectologistas, além dos dermatologistas, o que é muito bem-visto pela SBH. A partir agora, o Exame de Suficiência passa a ser realizado anualmente – antes era feito a cada três anos. A prova teórica e prática será aplicada pela SBH, dia 20 de setembro, das 8h às 18h, em Cuiabá, no Hotel Deville, onde será realizado o 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia na semana de 17 a 23 de setembro.  

O certificado para os aprovados no exame, emitido pela AMB, é uma forma de reconhecimento do profissional e atesta sua competência na prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Serviço
Exame para certificação de médicos hansenologistas
Inscrições: www.sbhansenologia.org.br/editais até 20 de agosto
Prova: 20 de setembro
Local: Hotel Deville, Rua Isaac Póvoas 1000, Centro Norte, Cuiabá

VOLTAR
Compartilhe:

Provas e Resultados

Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.

Editais e Comunicados

Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.

Nossas Campanhas

Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.

Em destaque na SBH

 

Vídeo da campanha
Veja os benefícios
Campanha Todos Contra a Hanseníase
Secretaria e correspondências

Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP - CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com

© Copyright 2023 - SBHansenologia. Todos os direitos reservados. Política de privacidade