Profi, o mascote da campanha “Todos Contra a Hanseníase” participa de ação educativa no sábado, 1° de abril de 2017, na Praça 21 de Abril, Centro de Sertãozinho (SP). O boneco é o personagem da campanha educativa da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e já percorreu várias cidades brasileiras, chamando a atenção da população por onde passa.
A ação em Sertãozinho foi organizada pela Liga Acadêmica de Hanseníase e Dermatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Os estudantes distribuiram a cartilha educativa da campanha à população e promoveram busca ativa de casos, com testes básicos de sensibilidade e avaliação de manchas na pele. Os casos suspeitos foram encaminhados para o serviço público especializado.
O mascote Profi já visitou o HC Criança e já foi convidado para participar de ações educativas e congressos médicos em Ribeirão Preto, São Luiz do Maranhão, Manaus e outras. Em abril, o boneco participa do lançamento da campanha em Sorocaba, promovido pela Uniso-Universidade de Sorocaba.
Hanseníase
O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase no mundo – atrás da Índia. A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, transmitida por um bacilo por vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala). Pode provocar manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele e diminuição ou perda de sensibilidade (a doença afeta nervos) e o doente tem dificuldade para segurar objetos, não sente calor ou frio, toque ou dor.
O tratamento é gratuito em todo o país e leva de 6 meses a 1 ano. O paciente recebe alta por cura. Porém, se demorar a diagnosticar a doença, o paciente pode ter sequelas irreversíveis.
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com