Para o topo
Buscar

Médica fala sobre hanseníase para mulheres de Santo Antônio do Leverger

Publicação: 17/10/2023
Médica fala sobre hanseníase para mulheres de Santo Antônio do Leverger
Lianni Maciel Borges e Marco Andrey Cipriani Frade

A mulher é o alvo das ações de conscientização e prevenção do câncer de mama no mês Outubro Rosa. Ela é também figura importante quando se fala de cuidados da saúde da família. Por isso, no dia 20 de outubro, a Unidade de Reabilitação Ary Bicudo Dornellas, do município de Santo Antônio do Leverger, interior mato-grossense, terá também uma palestra sobre hanseníase com o tema “O que devemos saber sobre a hanseníase”.

A ação é organizada pela Secretaria Municipal da Saúde do município, localizado 33 quilômetros de Cuiabá, em conjunto com a SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia. A médica dermatologista Lianni Maciel Borges, membro da SBH, falará sobre sinais e sintomas da hanseníase, tratamento e cuidados com a saúde e vai distribuir a cartilha educativa da campanha “Todos contra a hanseníase”, organizada em todo o país pela sociedade médica.

A Prefeitura da cidade fechará a Rua Milton Ribeiro, S/N - Fronteira, onde fica a unidade de saúde, e disponibilizará uma tenda para a palestra que será aberta ao público. “Ampliar o conceito de cuidados com saúde é sempre muito importante, por isso, vamos compartilhar também informações sobre a hanseníase uma vez que a agenda do Outubro Rosa é uma ação de grande visibilidade”, explicou a médica Lianni Borges.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama que foi criada com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Hanseníase também tem seu mês para conscientização, que é o Janeiro Roxo. 

O Brasil é o país com maior taxa de detecção de hanseníase no mundo e segundo o presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, “o fato de o Brasil ser um país de alta endemicidade para a hanseníase também tem a ver com a falta de informação e, por isso, é importante que se fale sobre o assunto em todas as oportunidades, seja em unidades de saúde, escolas, clubes de serviço, empresas, na imprensa, porque só construindo um conceito verdadeiro combatermos o preconceito”.

Hanseníase é uma doença que tem tratamento gratuito e, se diagnosticada precocemente, evita o surgimento de sequelas e o paciente pode ter alta por cura.

Serviço
Palestra: “O que devemos saber sobre a hanseníase”
Quando: 20 de outubro – 6ª feira – 19h30
Onde: Unidade de Reabilitação Ary Bicudo Dornellas
Endereço: Rua Milton Ribeiro, S/N – Fronteira, Santo Antônio do Leverger-MT
Participação: gratuita

VOLTAR
Compartilhe:

Provas e Resultados

Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.

Editais e Comunicados

Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.

Nossas Campanhas

Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.

Em destaque na SBH

 

Veja os benefícios
Vídeo da campanha
Campanha Todos Contra a Hanseníase
Secretaria e correspondências

Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP - CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com

© Copyright 2023 - SBHansenologia. Todos os direitos reservados. Política de privacidade