A portuguesa Alice Cruz, relatora especial para a eliminação da discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares, nomeada em novembro/2017 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, vem ao Brasil em visita acadêmica. Ela proferirá palestra no 15ª do Congresso Brasileiro de Hansenologia, que acontece de 13 a 17/11, em Palmas-TO.
Será a primeira palestra dela no país sobre o tema hanseníase como relatora das Nações Unidas. Cruz falará sobre o tema “Hanseníase e Direitos Humanos” na mesa redonda “História, Direitos Humanos e Movimento Social na Hanseníase”, dia 16 de novembro, 6ª feira, às 16h. A mesa redonda terá coordenação de Getúlio Ferreira de Morais (médico dermatologista no Centro de Tratamento de Lesões do Sanatório Santa Izabel da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, em Betim) e Maria Eugenia Noviski Gallo (da Comissão Interministerial de Avaliação da Hanseníase-Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos).
O 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia é uma edição especial comemorativa dos 70 anos da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e já anuncia recorde de público. O estado de Tocantins foi o escolhido por ser o que tem maior número de casos oficiais de hanseníase no Brasil, mas o país ostenta o 2° lugar no ranking mundial, atrás da Índia e concentra 90% dos casos de hanseníase nas Américas, sendo, ainda, o país que atualmente diagnostica o maior número de casos novos.
Alice Cruz foi professora da Faculdade de Direito da Universidade Andina Simón Bolívar (Equador). Apresentou trabalho de doutorado em Sociologia sobre dimensões biossociais da hanseníase identificando, em países onde a hanseníase é uma doença endêmica negligenciada e em países onde é uma doença importada e rara, as diferentes barreiras para acesso ao diagnóstico precoce e ao atendimento de alta qualidade. Cruz participou da elaboração das Diretrizes da OMS para o Fortalecimento da Participação das Pessoas Afetadas pela Hanseníase nos Serviços de Hanseníase. Atuou como membro do Conselho da Associação Internacional de Hanseníase (2014-2016), realizou trabalho de campo em Portugal, Brasil, África do Sul, Bolívia (Estado Plurinacional) e Equador, pesquisou sobre a eliminação da hanseníase e estigma.
15° Congresso Brasileiro de Hansenologia
Local: Centro de Convenções Arnaud Rodrigues
Endereço: Plano Diretor Sul, Palmas (TO)
Data: 13 a 17 de novembro de 2018
Informações: www.sbhansenologia.org.br/congresso2018
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com