A hanseníase não acabou: Workshop debate estratégias e reforça a importância da conscientização e capacitação para o controle da hanseníase
Na tarde do dia 18 de fevereiro de 2025, o auditório Fabrício Ramos Couto, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), foi palco de um importante encontro sobre a hanseníase. Promovido pela Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos de Belém, do Ministério Público do Pará, o workshop “A hanseníase não acabou. E você precisa saber disso!” reuniu especialistas, representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e profissionais de saúde para discutir estratégias de enfrentamento à doença.
Um evento pautado pela união de saberes
A Sociedade Brasileira de Hansenologia participou ativamente do evento, demonstrando seu compromisso com o avanço do conhecimento e a humanização do atendimento aos portadores da hanseníase. A programação contou com seis sessões, cada uma abordando diferentes aspectos do enfrentamento da doença:
Dados alarmantes e a necessidade de capacitação
Em uníssono, as instituições presentes no evento (Laboratório de Dermato-Imunologia da Universidade Federal do Pará, Unidade de Referência em Reabilitação - URE Dr. Marcello Candia, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - HEMOPA, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase - MORHAN e a Sociedade Brasileira de Hansenologia) apresentaram resultados que demonstram claramente que a endemia de hanseníase é muito superior aos dados oficiais divulgados. Esse cenário alarmante ressalta a urgência de um empenho conjunto para a capacitação dos profissionais da atenção primária, capacitando-os a reconhecer, diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes e suas famílias de forma eficaz e humanizada.
Uma intensificação de ações e conscientização
Em consonância com os esforços do Ministério Público do Pará, que intensifica ações de conscientização sobre a hanseníase na região, o evento evidenciou a urgência de manter o debate e intensificar ações sobre a doença. Segundo informações divulgadas pelo MPPA, iniciativas de sensibilização e a promoção de políticas públicas são fundamentais para reduzir o estigma e melhorar a qualidade de vida das pessoas atingidas pela hanseníase. A integração entre órgãos públicos, sociedade civil e entidades especializadas fortalece a rede de apoio e impulsiona a implementação de medidas que visam tanto o controle da hanseníase quanto a garantia dos direitos humanos.
Conclusão
O workshop “A hanseníase não acabou. E você precisa saber disso!” reforçou que, apesar dos avanços no combate à doença, a hanseníase continua sendo um desafio de saúde pública. A troca de experiências e o debate multidisciplinar evidenciaram a necessidade de ações coordenadas e integradas para a prevenção, o tratamento e a reintegração dos portadores da hanseníase.
A Sociedade Brasileira de Hansenologia alerta para a necessidade de intensificação de ações de busca ativa focadas no diagnóstico precoce da doença, evitando o agravamento das lesões, deformidades e incapacidade que mantém a cadeia de transmissão da doença e o estigma contra as pessoas atingidas pela hanseníase na sociedade.
Para aqueles que desejam aprofundar o tema e rever as apresentações, a sessão completa pode ser assistida no YouTube: Assista a sessão completa
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com