Para o topo
Buscar

SBH pede ao Ministério da Saúde levantamento sobre COVID-19 em pacientes de hanseníase

Publicação: 14/09/2020

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), entidade com 72 anos de atividade, solicitou levantamento sobre pacientes de hanseníase atingidos pela COVID-19 ao Ministério da Saúde. Ofício assinado pelo presidente da SBH, dermatologista Claudio Salgado, foi enviado no último dia 8 de setembro à coordenadora-geral de Vigilância das Doenças em Eliminação, Carmelita Ribeiro Filha Coroliano.

No documento, Salgado alega que o Brasil possui um dos mais qualificados sistemas de informação, conhecido como SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), que o Ministério da Saúde detém os dados sobre a pandemia do novo coronavírus e que a hanseníase é uma doença que acomete fortemente populações em estado de vulnerabilidade.

“Estes dados poderão ajudar tanto os médicos e outros profissionais de saúde envolvidos no tratamento e acompanhamento de pacientes de hanseníase, bem como os movimentos sociais e ONGs que, em reconhecendo o tamanho do problema, poderão auxiliar no sentido de minimizar os danos sofridos por esta população”, argumenta o presidente da SBH no ofício.

O paciente de hanseníase em tratamento deixa de transmitir a doença. O tratamento pode durar de 6 meses a 1 ano, podendo se estender conforme a gravidade dos casos e a resposta do paciente à medicação. Com a falta de medicamento, que é à base de antibióticos, o paciente tem seu quadro de saúde comprometido, com dores, surgimento ou agravamento das sequelas e ainda coloca em risco familiares e a sociedade pela transmissão do bacilo causador da hanseníase.

O Brasil perde apenas para a Índia em número de casos de hanseníase e recentemente tornou-se o campeão em taxa de detecção (número de diagnósticos por 100.000 habitantes).

Leia aqui a íntegra do novo ofício enviado ao Ministério da Saúde.

VOLTAR
Compartilhe:

Provas e Resultados

Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.

Editais e Comunicados

Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.

Nossas Campanhas

Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.

Em destaque na SBH

 

Veja os benefícios
Campanha Todos Contra a Hanseníase
Vídeo da campanha
Secretaria e correspondências

Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP - CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com

© Copyright 2023 - SBHansenologia. Todos os direitos reservados. Política de privacidade