Para o topo
Buscar

Senado Federal está iluminado para a campanha Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase

Publicação: 09/01/2023
Senado Federal está iluminado para a campanha Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase
Senador Fabiano Contarato, Patricia Deps (SBH-Região Sudeste), Marco Andrey Cipriani Frade (vice-presidente SBH), Claudio Guedes Salgado (presidente SBH)

­­­­A fachada do Senado Federal, em Brasília, ganhou iluminação roxa para a campanha "Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase” – o mês é dedicado a ações de alerta e conscientização sobre a doença que coloca o Brasil em 2º lugar em número de casos, atrás da Índia. A solicitação para a iluminação foi feita pelo senador Fabiano Contarato/PT, atendendo a um pedido da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia. A casa ficará iluminada até 31 de janeiro.

Desde 2015, a SBH desenvolve a campanha nacional “Todos contra a hanseníase” como um canal de diálogo com a sociedade para alertar sobre a endemia oculta “altíssima” da doença no Brasil, segundo a SBH. A ação acontece durante todo o ano, porém com ênfase em janeiro, mês oficializado pelo Ministério da Saúde desde 2016.

“Solicitei à Mesa Diretora do Senado a iluminação do prédio do Congresso Nacional para conscientizar a população sobre a hanseníase. É papel dos parlamentares ajudar no esclarecimento e no alerta sobre as doenças que afetam a saúde dos brasileiros. Este gesto simbólico da iluminação tem de ser acompanhado por serviços públicos ininterruptos e gratuitos de tratamento da doença”, disse o senador Fabiana Contarato.

A campanha Todos contra a hanseníase integra as ações oficiais do NTD World Day – Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, celebrado no último domingo de janeiro. Dentre as ações do NTD World Day está a iluminação de monumentos em todo o planeta. “O papel das autoridades que abraçam a causa é um importante esforço para chamar a atenção para um tema tão negligenciado, afinal estamos falando de uma doença que é um problema de saúde e um problema social”, diz o dermatologista e hansenólogo Claudio Salgado, presidente da SBH.

A doença tem cura, mas a falta de informação leva a diagnósticos tardios, quando o paciente já apresenta sequelas muitas vezes incapacitantes e irreversíveis. Há anos, a SBH vem alertando autoridades brasileiras e estrangeiras sobre o problema. O cenário remete a um histórico de estigma e preconceito institucional, profissional e da sociedade em geral contra as pessoas atingidas pela doença; falta de linhas de cuidado, fazendo com que os pacientes não tenham acesso ao sistema de saúde; ausência de novas drogas para tratamento, o que a caracteriza como uma doença negligenciada; tentativa de diminuição do tempo de tratamento dos pacientes com os mesmos antibióticos usados há mais de 40 anos, ignorando a capacidade bacteriana de se proteger para se manter viva; uso indiscriminado de drogas imunossupressoras para o tratamento de “reações” que nunca cessam; diagnóstico de outras doenças que podem, em algumas de suas fases, se parecer com a hanseníase, dentre vários outros problemas.

Recentemente, o Brasil tornou-se o primeiro país em taxa de detecção, com o maior número de pessoas diagnosticadas a cada 100 mil habitantes. O país ainda concentra 93% dos casos diagnosticados nas Américas.

SBH
Fundada em 1948, a sociedade médica, que completará 75 anos em 2023, atua em várias frentes: certifica os médicos hansenologistas, promove treinamento e capacitação para profissionais da Atenção Básica em regiões de alta endemicidade; lançou em 2022 o curso de pós-graduação em Hanseníase para médicos do SUS; realiza o Simpósio Brasileiro de Hansenologia e Congresso Brasileiro de Hansenologia e é parceira do Ministério da Saúde nos grupos de trabalho e Comitê Técnico Assessor que desenvolvem as políticas e estratégia de combate à hanseníase.

VOLTAR
Compartilhe:

Provas e Resultados

Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.

Editais e Comunicados

Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.

Nossas Campanhas

Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.

Em destaque na SBH

 

Campanha Todos Contra a Hanseníase
Exame de Suficiência
Seja sócio
Secretaria e correspondências

Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP - CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com

© Copyright 2023 - SBHansenologia. Todos os direitos reservados. Política de privacidade