A campanha Abril Marrom foi criada em 2016 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular e alertar sobre a prevenção de doenças que causam cegueira. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A hanseníase é uma das doenças infecciosas que mais cega. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) apoia a campanha e faz um alerta para que a população se consulte regularmente com um oftalmologista.
De acordo com o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO), a cegueira atinge cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. Considerando que 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis, quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando caso tivessem sido tratados a tempo. Essas ocorrências poderiam ser evitadas se a população consultasse um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
“Muitas doenças são silenciosas e, na maioria das vezes, as pessoas só procuram o médico quando já apareceu um ou mais sintomas. Se os pacientes procurassem ajuda médica regularmente, muitas doenças poderiam ser diagnosticas em sua fase inicial e muitas pessoas não precisariam conviver com sequelas para o resto de suas vidas”, enfatiza o presidente da SBH, o médico Cláudio Guedes Salgado.
O CBCO alerta que diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda mais atenção aos cuidados com a visão. Muitas das doenças que levam à cegueira são recorrentes no cotidiano da população e, mesmo assim, são negligenciadas devido à falta de conhecimento sobre as consequências em longo prazo.
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