Grande nome da ciência brasileira, Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho, nasceu em 25 de maio de 1962 em Uberlândia/MG e faleceu em 24 de outubro de 2021 na mesma cidade, em decorrência de complicações da COVID-19.
Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Educacional de Machado/MG, e em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras/MG (1984), Mestre em Genética (1987) e Doutor em Genética Molecular pela Purdue University (1990), tinha Pós-Doutorado em Patologia Molecular Médica pela Virginia Commonwealth University (1999) e Pós-Doutorado em Microbiologia Médica e Imunologia pela University of California-Davis/EUA (2010), onde também foi professor visitante (2010-2012).
Atuava como professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (desde 1992) e Professor Adjunto do Departamento de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis/EUA (desde 2013). Era coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia e também coordenava o Laboratório de Nanobiotecnologia, associado ao SisNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias). Bolsista PQ-1B do CNPq, atuou como Membro do Comitê Assessor em Nanotecnologia e Novos Materiais, e como membro dos Comitês Assessores Multidisciplinar e da Presidência do CNPq, de Ciências Biológicas e Biotecnologia da FAPEMIG, e do Comitê Assessor do CT-INFRA da FINEP.
Talentoso e visionário, Luiz Ricardo possuía um grande desejo pela descoberta do novo, com isso conduzia com expertise inúmeras pesquisas em diversas áreas como Biotecnologia aplicada à agropecuária, genomas, câncer de próstata e câncer de mama, dengue, doenças coronárias, nanotecnologia, sensores biológicos em doenças infecciosas humanas e animais.
Mas sua grande paixão era resolver problemas desafiadores de uma forma simplificada, como as doenças negligenciadas, em especial a Hanseníase, que afetam a população de baixa renda e pouco acesso à saúde, atendidos no Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CREDESH), do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal de Uberlândia/MG.
O interesse sobre hanseníase surgiu há mais de 20 anos, por influência de sua irmã Profa. Dra. Isabela Maria Bernardes Goulart, médica especialista em Hansenologia, que atuando em conjunto - a experiência clínica e a pesquisa básica, resultou em estudos translacionais sobre os mecanismos de ação da doença e importantes avanços no diagnóstico, reações hansênicas, monitoramento do tratamento e recidivas, buscando traduzir esses resultados em modificações da prática clínica e em melhorias das políticas públicas relacionadas à Hanseníase.
Participou ativamente na programação de Simpósios e Congressos da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). Como marco conceitual de avanços na pesquisa atuou no programa do 1º Simpósio Internacional sobre Diagnóstico Molecular e Imunológico da Hanseníase e da 1ª Reunião sobre Vacinas em Hanseníase em 2009; e do 1º Simpósio sobre Micobactérias e Resistencia a Drogas em 2011, realizados na UFU/MG.
Sua capacidade de inovação e desenvolvimento de projetos na área da hanseníase resultaram em mais de 30 artigos publicados em periódicos, 1 capítulo de livro, 2 textos em jornais, 92 trabalhos publicados em anais de congressos, 2 pedidos de patente e orientação de vários alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Entre os temas foco de suas pesquisas estavam: Estudo de componentes genéticos associados a susceptibilidade e resistência à Hanseníase, incluindo o primeiro trabalho sobre receptor da Vitamina D. Desenvolvimento de novos marcadores biológicos para melhorar o prognóstico e monitorar pacientes reacionais, casos de recidiva e a eficácia do tratamento. Devido à sua grande experiencia com técnicas moleculares, evidenciou a via de infecção e transmissão entre pacientes sintomáticos, assintomáticos e contatos, detectando DNA de M. leprae em mucosa oral e nasal, bem como em sangue periférico. Colaborou na aplicação desses métodos moleculares e imunológicos para avaliação precoce de danos neurais em pacientes e contatos associados a eletroneuromiografia. Desenvolveu novas plataformas biotecnológicas e imunológicas, assim como aperfeiçoou as técnicas moleculares e sorológicas já existentes para detecção de M. leprae viabilizando o diagnóstico precoce da hanseníase.
Seu grande sonho era desenvolver uma técnica de diagnóstico fácil, rápida, de baixo custo e acessível, que pudesse ser usada em campo sem a necessidade de um profissional especializado, revolucionando assim a forma de diagnóstico não só para hanseníase, como para outras doenças infecciosas.
Dessa forma, Luiz Ricardo se empenhou até seus últimos dias em uma grande pesquisa, criação e construção de um método de análise e detecção por biossensores eletroquímicos e fotônicos (mesma técnica que usou para desenvolver com sucesso o primeiro sensor sem reagentes para COVID-19 aplicado em escala mundial). Essa técnica consegue detectar a presença de M. leprae em raspados dérmicos e também monitorar anticorpos no sangue e na saliva através de um microchip acoplado a um pequeno equipamento de análise, onde resultados podem ser observados e interpretados por um aplicativo de celular, com resultados rápidos em menos de 2 minutos.
Como um grande líder que formou profissionais altamente qualificados, Luiz Ricardo deixa uma equipe multiprofissional preparada que, juntamente com a Profa. Isabela Goulart, darão continuidade às suas pesquisas, que serão desenvolvidas em favor das pessoas afetadas por hanseníase e, em nome, respeito e admiração a tudo que o ilustre e inesquecível Professor Doutor Luiz Ricardo Goulart Filho construiu até aqui.
Nossa eterna gratidão a esse ser humano iluminado, que deixa uma saudade eterna no coração da sua família, amigos e da sociedade.
Conheça as datas, resultados e outras informações sobre as provas realizadas pela SBH.
Aqui você encontra nossos editais e convocações para associados. Acompanhe essas e outras informações.
Conheça as açoes e campanhas que realizamos por todo o país para levar conhecimento sobre a Hanseníase.
Rodovia Comandante Joao Ribeiro de Barros Km 225/226
Bauru - SP -
CEP: 17034-971
secretariasbh@gmail.com